Atualmente vemos muitas pessoas comprarem uma câmera e já se intitularem fotógrafos sem ao menos entender este universo. Vai muito além disso. Aqui veremos alguns pontos (nem todos os pré-requisitos estão mencionados aqui) que são necessários para você ser um fotógrafo profissional.
1 – VOCAÇÃO
Na área das artes é preciso ter vocação para assumir a caminhada de uma carreira longa e, especialmente, no início, instável.
Saber que esta é sua vocação é determinante para quem continua na área da fotografia. O pré-requisito para fotografar é ter muita determinação e a pessoa precisa estar em processo de aprendizagem constante.
Com as tecnologias recém-lançadas, aplicativos de fotos e tratamento, os clientes passaram a querer mais profissionalismo. Eles também têm investido por olhares diferentes sobre uma mesma cena. A atividade fotográfica não é estática e o profissional da área precisa estar atento a todas as tendências deste enorme mercado. Em síntese, o público que paga por fotos quer novidades!
2 – EQUIPAMENTO DE TRABALHO
Seguramente, o equipamento que o fotógrafo tem é decisivo na hora de definir se a imagem é uma fotografia profissional ou amadora.
Por maior que seja a qualidade do olhar que o fotógrafo tenha, de modo nenhum uma foto capturada por um celular será uma fotografia profissional, e isso por vários motivos óbvios: falta qualidade, ISO, resolução apropriada para posterior tratamento e etc.
Um bom instrumento de trabalho assegura muitas vantagens nas mãos de quem sabe trabalhar! Mas também é possível encontrarmos uma fotografia amadora entre as imagens de uma câmera profissional. Isso porque, embora ser bastante tecnológica e desenvolvida, quem faz a imagem e cria todo o conceito da fotografia é a parte essencial que está por trás do equipamento: o fotógrafo.
3 – FORMAÇÃO ACADÊMICA
Entre os fotógrafos, é pequeno o grupo que fez uma faculdade superior antes de ir a campo e ter certeza sobre a área profissional. Grande parte dos profissionais não possui nenhum papel habilitando-o a praticar a profissão, isto porque ser fotógrafo não exige diploma ou certificado, mas sim qualidade e resultado para apresentar e, assim, ganhar clientes.
Porém, não há nenhuma justificativa que me leve a desaconselhar um profissional a buscar por um curso superior, mesmo que não seja na área da fotografia, mas que ao menos esteja relacionado a área em que o fotógrafo pretenda atuar. Pois, é necessário praticar e ter experiência sim, mas a parte teórica nunca deve ser menosprezada, pois é ela que sustenta e dá a base para a experiência.
4 – ESPECIALIZAÇÃO
Existem muitas áreas que uma pessoa pode preferir trabalhar na fotografia. A pessoa que quer fazer tudo acaba não fazendo nada bem feito. Prefira qualidade e não quantidade. Vejamos algumas áreas de especialização:
* Eventos;
* Moda;
* Espetáculos;
* Fotojornalismo;
* Esportes;
* Paisagens;
* Viagens;
* Retrato;
* Produtos;
* Publicidade e etc.
Os grandes renomes do campo da fotografia foram especialistas em alguma área e isto é muito importante para quem deseja uma carreira marcante e de sucesso reconhecido por um vasto território.
5 – TEMPO E EXPERIÊNCIA
Igualmente como em tudo na vida, o tempo e a experiência são velhos amigos para o desenvolvimento de uma boa atividade. Todo início é difícil, com dúvidas e medos. Existe, depois, uma fase de mudança em que o fotógrafo já conseguiu dar os primeiros passos, porém, não se atreve a sair do espaço que já está familiarizado e que acredita ser seguro. Toda liberdade vivenciada pela experiência de vida do fotógrafo vai para a imagem capturada, sobressaindo como um relevante exemplo de fotografia profissional de qualidade.
Vale salientar, por fim, que não existe uma medida de “quantidade de anos” para atingir uma experiência expressiva. Há quem alcance o alto com 2 anos de muita dedicação e, quem nunca alcance este mesmo nível, mesmo com 50 anos de trabalho.
6 – DEDICAÇÃO AO TRABALHO E EXIGÊNCIA COMERCIAL
Uma fotografia precisa de muita dedicação para ser inserida no padrão de qualidade. Quanto mais dedicação e tempo um fotógrafo tiver para se aperfeiçoar, mais sua fotografia será profissional. A demanda do mercado é por qualidade!
Uma regra simples para quem deseja ser um bom, e recomendado fotógrafo, é fazer o melhor sempre! Nunca entregue um trabalho se estiver consciente de que algo poderia ser melhorado antes. Surpreenda o cliente, isso faz diferença na venda! E jamais deixe de pedir um feedback. O que o cliente achou do trabalho? Algo deixou a desejar?
Falando em feedback, que tal deixar a sua opinião aqui embaixo sobre esta matéria? Será ótimo conhecer seu ponto de vista. Esse assunto confirma quem eu sou e o que eu vivo, minha vocação e meu propósito de vida é fotografar e contar histórias. Ficou curioso(a)? Conheça meu trabalho em clicando aqui e peça um orçamento, será um prazer atender você.